Parceria entre governo de SP e 99 oferece transporte seguro a mulheres vítimas de violência
31 de jan de 2025 - 09:02:21

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e da Secretaria de Políticas para a Mulher (SP Mulher), anunciou uma parceria inovadora com o aplicativo de transporte 99 para garantir deslocamentos gratuitos e seguros a mulheres vítimas de violência. O convênio foi publicado no Diário Oficial nesta quinta-feira (30) e representa um avanço significativo na proteção e no acolhimento dessas vítimas.

Como funciona a iniciativa?

Mulheres que sofrerem qualquer tipo de violência e acionarem o número de emergência 190 serão direcionadas para a Cabine Lilás, onde receberão atendimento especializado de policiais femininas. Se necessário, e caso a vítima aceite, poderá ser acionado um motorista da 99 para transportá-la a um serviço de acolhimento, como uma Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Instituto Médico-Legal (IML) ou um pronto-socorro. O pedido do transporte será feito diretamente pela equipe da PM via um voucher disponibilizado pela 99.

Além disso, as policiais da Cabine Lilás poderão acompanhar a localização da vítima em tempo real, garantindo maior segurança durante o trajeto. Caso a situação exija, uma viatura da Polícia Militar poderá ser destacada para acompanhar o deslocamento.

Segurança e acolhimento

O comandante do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), coronel Carlos Lucena, destacou que a parceria é um avanço na agilidade do atendimento e reforça a sensação de acolhimento das vítimas.
"A iniciativa vai agilizar muito essa pronta resposta para que a mulher se sinta acolhida de uma maneira mais técnica, abrangendo todos os setores possíveis", afirmou Lucena.

A secretária de Políticas para Mulheres, Valéria Bolsonaro, reforçou a importância de colaborações público-privadas para fortalecer a rede de proteção às vítimas de violência doméstica.

"Iniciativas como essa garantem que as mulheres possam se deslocar de maneira digna para buscar ajuda e proteção", afirmou a secretária.

Já a diretora de Segurança da 99, Tatiana Scatena, ressaltou que a empresa adota tolerância zero contra a violência de gênero e segue investindo em inovação e tecnologia para aumentar a segurança das usuárias.
"Estamos construindo um ambiente mais seguro, onde todas possam se sentir protegidas, acolhidas e respeitadas em cada corrida, em cada rua, em cada espaço", destacou.

O papel da Cabine Lilás

Desde seu lançamento, em março de 2024, a Cabine Lilás já registrou mais de 5.853 atendimentos na capital paulista, com apoio em chamadas para o 190, orientações sobre medidas protetivas e intervenções policiais. Durante esse período, 84 agressores foram encaminhados à delegacia, sendo que 30 permaneceram presos.

A Cabine Lilás opera dentro do Centro de Operações da PM (Copom) e conta com 52 policiais femininas especializadas no atendimento a vítimas de violência doméstica. Além do suporte imediato, as agentes também auxiliam na formalização de registros de ocorrência e orientam sobre redes de apoio disponíveis no estado e nos municípios.

SP Por Todas: fortalecendo a proteção às mulheres

O movimento SP Por Todas, promovido pelo governo estadual, busca ampliar as políticas públicas para mulheres, oferecendo acolhimento, autonomia profissional e financeira, além de serviços exclusivos de apoio. Entre as ações já implementadas, destaca-se o aplicativo SP Mulher Segura, que permite um contato direto e ágil com a polícia caso o agressor se aproxime, e a criação de novas salas da Delegacia da Defesa da Mulher 24 horas.

Com medidas como essas, São Paulo reforça seu compromisso no combate à violência contra a mulher, oferecendo suporte cada vez mais eficiente e acessível para garantir segurança e dignidade às vítimas.

 Por: Melquisedeque J Santos
 Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública