29 de jul de 2022 - 23:32:39

A bíblia que Incentiva ao adultério é encontrada na Nova Zelândia. A Universidade da Nova Zelândia comunicou o achado de um exemplar bíblico que ficou conhecido por conter um erro grave na história de edição do texto sagrado. Esse exemplar bíblico foi lançado na Inglaterra em 1631, ficado conhecida como a “Bíblia perversa” ou “Bíblia dos pecadores”, tudo isso porque no texto dos dez mandamentos em especial no versículo que diz “não adulteraras” foi retirada a palavra “não” ficando o termo "cometerás adultério"   

A pessoa que era responsável pela edição Robert Barker, era impressor do rei da Inglaterra Charles I, Robert Barker acabou perdendo o seu posto e sua licença profissional. Muitas são as especulações sobre qual o verdadeiro motivo dessa omissão no texto sagrado.  Robert foi punido seriamente por esse erro, e poucas cópias dessa bíblia chamada na época de “Perversa” acabaram sobrevivendo. Segundo informações apenas, mil copias foram escritas, declara o jornal britânico Then Guardian, a história também diz que só depois de um ano esse erro foi percebido e muitas dessas bíblias foram destruídas, sobraram apenas 20 exemplares que continuaram em circulação, esse também é um fato que torna esse achado uma grande notícia.

Existem relatos que em 2015 outros exemplares foram achados no hemisfério norte no Reino Unido, houve até leilão de uma dessas cópias, leiloado no valor muito alto na época. Também alguns especialistas em restauração e conservação como a historiadora neozelandesa Sara Askey se dedicou a restauração da chamada “Bíblia perversa”.

Chris Jones, professor de estudos medievais membro da sociedade de Londres, declara ser um achado “fascinante”, segundo alguns relatos uma ex-aluna do professor Jones acabou levando a cópia até ele, depois que sua família havia adquirido alguns anos antes de um antigo proprietário que era encadernador chamado Don Haspshire que havia falecido. Esse fato é muito interessante, pois nos revela como as traduções e edições bíblicas podem ter fortes impactos em toda sociedade, seja acadêmica ou religiosa, no campo da fé a falta de um simples “Não” pode fazer muita diferença, bom mesmo é ficar atendo as grandes edições e traduções da Bíblia sagrada.

Por Melquisedeque J Santos    
.

 

 


.