Corpo de Bombeiros resgata filhotes de gato presos dentro de parede em Embu das Artes
23 de jan de 2025 - 15:57:10

Uma ação de resgate que uniu técnica, paciência e empatia marcou o trabalho do Corpo de Bombeiros no município de Embu das Artes, na Grande São Paulo. Três filhotes de gato, que ficaram presos dentro de uma parede, foram salvos após cinco dias sem comer ou beber. A operação, conduzida no dia 16 de janeiro, mobilizou profissionais que buscaram preservar tanto a vida dos animais quanto a estrutura da residência.

De acordo com o cabo Juliano Ferreira, do 2º Subgrupamento de Bombeiros de Taboão da Serra, a moradora da casa acionou a corporação pela manhã após ouvir miados vindos de um vão na parede. “O ideal era causar o mínimo de dano possível na residência. Então, tínhamos que quebrar a parede exatamente onde eles ficaram presos”, explicou Ferreira.

Após identificar o ponto exato, a equipe abriu um pequeno furo na parede e conseguiu resgatar os filhotes em segurança. “Eles já estavam bem debilitados, um deles não conseguia nem miar de tão fraco que estava. Certamente, se passasse mais alguns dias, poderiam ter morrido”, relatou o cabo.

O resgate foi realizado com o apoio do sargento Fernando Prado, do cabo Maurício Nascimento e do bombeiro civil Evangelista Nascimento. A missão foi finalizada com sucesso e os animais foram alimentados e medicados no local. Por enquanto, os filhotes ficarão sob os cuidados da família residente.

Ações de resgate em alta no estado

O caso de Embu das Artes é mais um entre milhares de ocorrências envolvendo animais atendidas pelo Corpo de Bombeiros no estado de São Paulo. Desde 2023, a corporação registra números crescentes de chamados desse tipo. Foram mais de 50,1 mil ocorrências no ano passado, contra 45 mil em 2022. Somente nos primeiros 21 dias de 2025, já são mais de 3 mil atendimentos.

Os registros incluem resgates de animais em situação de risco e contenção de insetos e animais agressivos, como abelhas e vespas. O cabo Ferreira destacou que ações como esta não são apenas uma rotina, mas um dever moral. “É uma sensação de dever cumprido, em saber que podemos ajudar”, concluiu.

Além de salvar vidas, o trabalho do Corpo de Bombeiros evidencia a importância do cuidado com os animais e o comprometimento da corporação em atender prontamente ocorrências que muitas vezes envolvem situações de extremo sofrimento.

Esse resgate deixa uma mensagem clara: com paciência, técnica e humanidade, até os desafios mais delicados podem ser superados.

Por: Melquisedeque J Santos
Vale Jornalismo online