Vivendo de aparência cristã: Além da fachada
13 de jul de 2023 - 14:01:53

"Mas o Senhor disse a Samuel: "Não considere a sua aparência nem a sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração"" (1 Samuel 16:7). Esta passagem bíblica revela uma verdade inegável sobre a fé cristã: Deus está interessado no coração, não na aparência. No entanto, vivemos em uma sociedade que parece colocar mais ênfase no exterior do que no interior, alimentando um "cristianismo de aparência". Este artigo se propõe a desmascarar esta fachada e chamar os cristãos de volta ao coração da fé.

A indústria da imagem e das aparências tem permeado todos os aspectos da sociedade, inclusive a esfera da religião. Frequentemente, observamos uma apresentação polida da fé cristã, onde a busca pela perfeição e pelo desempenho muitas vezes ofuscam a essência do evangelho. Vive-se muito um evangelho de ostentação, mas pouco se fala em humildade, arrependimento e graça.

Este "cristianismo de aparência" é comparável ao farisaísmo condenado por Jesus. É um tipo de fé mais focado em cumprir regras e normas, em ostentar uma imagem de santidade, do que em promover uma transformação de coração. É uma fé que valoriza a adesão à lei acima do amor e da compaixão, que se preocupa mais com a aprovação dos homens do que com a aprovação de Deus.

A fé cristã verdadeira não é sobre aparência, é sobre coração. Não é sobre parecer bom aos olhos do mundo, é sobre ser transformado pelo Espírito de Deus. Não é sobre cumprir uma lista de regras, é sobre viver uma vida de amor e serviço.

A verdadeira fé não se preocupa com aparências, porque seu valor não é determinado pela opinião dos outros, mas pela verdade de Deus. Ela se manifesta não em atos de religiosidade, mas em atos de bondade e justiça. Ela se expressa não em palavras vazias, mas em ações concretas de amor ao próximo.

É tempo de abandonar o cristianismo de aparência e abraçar a autenticidade. Precisamos resistir à tentação de nos conformar ao padrão deste mundo, que valoriza as aparências acima da essência. Precisamos buscar uma fé que se preocupe menos com o exterior e mais com o interior, menos com o cumprimento de rituais e mais com o cultivo de um relacionamento genuíno com Deus.

Isso requer coragem, porque a autenticidade muitas vezes é contracultural. Requer humildade, porque nos obriga a reconhecer nossas falhas e imperfeições. E requer amor, porque é somente através do amor que podemos viver uma fé que vai além da fachada e toca o coração daqueles ao nosso redor.

A fé cristã vai além da aparência. Ela nos chama a viver de uma maneira que reflete a verdade do evangelho, não a aprovação do mundo. Ela nos chama a sermos autênticos, a nos preocuparmos mais com o nosso coração do que com nossa imagem. Então, deixe de lado a fachada. Abandone o cristianismo de aparência e abrace a verdadeira fé que vem do coração. Porque é apenas nesse coração transformado que encontramos o verdadeiro significado e propósito de ser um seguidor de Cristo.

 Por: Melquisedeque J Santos