Páscoa, Cordeiro ou coelho?
07 de abr de 2023 - 15:49:15

O que é a Páscoa? A Páscoa é um dos feriados centrais, ou Dias Santos, do Cristianismo. Ele honra a Ressurreição de Jesus três dias após Sua morte por crucificação . Para muitas igrejas cristãs, a Páscoa é a alegre conclusão da Quaresma de devotada oração, jejum e penitência.

Juntamente com a Natividade de Cristo , a Páscoa é uma das celebrações mais importantes do calendário cristão. É quando os cristãos glorificam e dão graças pela Ressurreição de Jesus Cristo . Após Sua crucificação, morte e sepultamento, Cristo ressuscitou da sepultura três dias depois. Com isso, Ele venceu a morte e nos redimiu do pecado.

Como veremos neste artigo, o dia santo da Páscoa coincidiu com alguns feriados pagãos. Como a igreja não celebrava a Páscoa até certo ponto, devido à perseguição que a igreja experimentou nos primeiros séculos, a criação cristã do feriado aconteceu na mesma época em que outra celebração pagã estava em pleno andamento. No entanto, nos esforçamos para celebrar a vitória de Deus sobre o túmulo neste feriado. Neste artigo, exploraremos o significado da palavra Páscoa, as associações pagãs do feriado e o que o feriado significa para os cristãos hoje.

Definição de Páscoa
De acordo com o Dictionary.com, a Páscoa é “um festival cristão anual em comemoração à ressurreição de Jesus Cristo, observado no primeiro domingo após a primeira lua cheia após o equinócio vernal, calculado de acordo com tabelas baseadas nas igrejas ocidentais no calendário gregoriano. e em igrejas ortodoxas no calendário juliano. Também chamado de Domingo de Páscoa. o dia em que  é celebrado”.

A International Standard Bible Encyclopedia dá referências bíblicas de "Páscoa", afirmando,"A palavra não ocorre corretamente nas Escrituras, embora a versão King James a tenha em Atos 12:4 , onde significa Páscoa , como é corretamente traduzida na versão revisada (britânica e americana). Não há vestígios da celebração da Páscoa. no Novo Testamento, embora alguns vejam uma sugestão disso em 1 Coríntios 5: 7.

Os cristãos judeus na igreja primitiva continuaram a celebrar a Páscoa, considerando Cristo como o verdadeiro cordeiro pascal, e isso naturalmente passou para uma comemoração de a morte e ressurreição de nosso Senhor ou uma festa de Páscoa."

A Etimologia e Origem da Páscoa
De acordo com nosso dicionário bíblico, o nome “Páscoa” foi derivado de “Eostre”, “originalmente uma palavra saxônica (Eostre), denotando uma deusa dos saxões, em homenagem a quem eram oferecidos sacrifícios na época da Páscoa”.

Outra probabilidade é o nórdico eostur, eastur ou ostara , que significa “a estação do sol crescente” ou “a estação do novo nascimento”. A palavra leste vem das mesmas raízes. Nesse caso, a páscoa estaria ligada à mudança de estação.

Uma explicação mais recente e complexa vem do contexto cristão da Páscoa, e não do pagão. O nome latino antigo para a semana da Páscoa era hebdomada alba ou “semana branca”, enquanto o domingo após a Páscoa era chamado de Dominica in albis devido às vestes brancas daqueles que haviam sido recém-batizados.

A palavra alba é latina tanto para branco quanto para o amanhecer. As pessoas que falam o alto alemão antigo cometeram um erro na tradução e usaram uma palavra no plural para amanhecer, ostarun, em vez do plural para branco. De ostarun, obtemos o Ostern alemão e o Easter inglês.

A conexão do coelhinho da Páscoa com o cristianismo

A origem do Coelhinho da Páscoa pode ser datada do século 13 na Alemanha. O povo germânico, conhecido como Teutões, adorava deuses e deusas pagãos. Uma dessas deusas era Eostra (também conhecida como Ostara ou ?ostre ). Ela era reverenciada como a deusa da fertilidade e da primavera. A palavra “Páscoa” encontra sua etimologia no nome da deusa.

Devido às suas prolíficas tendências reprodutivas, o coelho tornou-se um símbolo de Eostra . Em 595 DC, o Papa Gregório enviou monges romanos para converter os anglo-saxões. Os anglo-saxões, como os antepassados alemães, celebravam Eostra. Quando convertidos, eles aceitaram a celebração da ressurreição de Jesus Cristo na Páscoa, continuando a celebrar a renovação da primavera e o simbolismo do coelho.

Significado Cristão da Páscoa

O significado da Páscoa é o triunfo de Jesus Cristo sobre a morte. Sua ressurreição significa a vida eterna concedida a todos os que Nele crêem. O propósito da Páscoa também significa a plena confirmação de tudo o que Jesus ensinou e pregou durante Seu ministério de três anos. Se Ele não tivesse ressuscitado dos mortos ou simplesmente morrido e não ressuscitado, Ele seria considerado apenas outro mestre ou profeta. No entanto, Sua ressurreição repreendeu tudo isso e forneceu a prova final e inegável de que Ele era o Filho de Deus e que havia vencido a morte de uma vez por todas.

A ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos é o cerne do evangelho cristão. São Paulo diz que, se Cristo não ressuscitou dos mortos, nossa pregação e esperança são vãs ( 1 Cor. 15:14 ). Certamente, sem a ressurreição, não haveria pregação nem fé cristã. Os apóstolos de Cristo teriam continuado como o grupo desanimado que o Evangelho de João descreve estando escondido por medo dos judeus.

Eles estavam em total desespero até que encontraram o Cristo ressurreto ( João 20:19 ). Então eles tocaram as feridas dos pregos e da lança de Cristo; eles comeram e beberam com Ele. A ressurreição tornou-se o fundamento de tudo o que eles disseram e fizeram ( Atos 2-4 ): “...porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho” ( Lucas 24:39).

A ressurreição afirma Jesus de Nazaré como o Messias profetizado de Israel e o Rei e Senhor de uma nova Jerusalém: um novo céu e uma nova terra.

Fontes - Páscoa | Definição -  Dictionary.com - Easter -  Crosswalk.com
SANTA PASCHA - oca.org

 Por Mequisedeque J Santos