Marbug, o vírus com alta taxa de mortalidade
16 de fev de 2023 - 21:21:41

A Organização Mundial da Saúde (OMS) realizou uma reunião emergencial ontem para lidar com um surto de vírus Marburg na Guiné Equatorial, que resultou em 9 mortes e 16 casos suspeitos. O vírus Marburg é um primo menos fatal do Ebola com nenhum tratamento ou vacina disponíveis para prevenir a propagação. A OMS está colaborando com os países afetados para desenvolver respostas à crise e proteger a população local.

Infelizmente, não há vacinas disponíveis para o vírus Marburg. A OMS está trabalhando com os países afetados pelo surto para encontrar formas de lidar com a crise e proteger a população local das infecções. Vírus de Marburg é uma doença vinda de morcegos e prima do ebola e causa hemorragia grave em seres humanos e primatas. O vírus foi descoberto pela primeira vez em 1967 durante uma epidemia em Marburg, Alemanha.

O vírus pode ser transmitido principalmente através do contato direto com sangue, fluidos corporais ou tecidos dos animais infectados, como morcegos, macacos e outros primatas. Também pode ser transmitido por contato direto com humanos infectados, particularmente através de fluidos corporais, como sangue, saliva, suor e secreções nasais.

Embora o vírus de Marburg seja comumente encontrado em morcegos e primatas, ele também pode ser encontrado em outros animais, como aves, répteis e insetos. O vírus também pode ser encontrado em alimentos contaminados com fluidos corporais infectados. Não há tratamento específico para o vírus de Marburg, mas a vigilância estreita e o tratamento de sintomas podem ajudar a reduzir a gravidade dos sintomas.

A prevenção é a melhor maneira de se proteger contra o vírus de Marburg, incluindo evitar contato direto com morcegos e primatas, evitar o consumo de alimentos contaminados e praticar boas medidas de higiene. A vacinação não está disponível para o vírus de Marburg. A doença tem um período de incubação de 2 a 21 dias.

Os sintomas do vírus Marburg variam desde leves a severos, e podem incluir febre alta, dores de cabeça, náuseas, diarreia, tosse seca, sangramento muscular ou gastrointestinal, fadiga extremada e possíveis sinais neurológicos. Se você estiver em uma área onde houve surtos recentemente e apresentar alguns dos sintomas listados acima, procure imediatamente atenção médica.

Por: Melquisedeque J Santos
Veja o vídeo abaixo: