Caixa e Banco do Brasil suspendem crédito consignado para aposentados
17 de mar de 2023 - 00:08:17

Caixa e Banco do Brasil aderiram à suspensão das linhas de crédito consignado para aposentados do INSS após o Conselho Nacional de Previdência Social reduzir as taxas máximas de juros de 2,14% para 1,70%. A medida acompanha a decisão de bancos privados, que alegam não ter condições de arcar com os custos de captação de clientes com as novas taxas estabelecidas.

 Os dois bancos decidiram suspender as linhas de crédito consignado para aposentados do INSS, segundo informações obtidas pelo blog junto a fontes da equipe econômica do governo. A decisão vem na esteira da redução das taxas máximas de juros dessa modalidade de empréstimo, de 2,14% para 1,70%, promovida pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS).

As instituições financeiras públicas estão seguindo o exemplo dos bancos privados, que já haviam suspendido o crédito consignado para aposentados do INSS alegando não ter condições de cobrir os custos de captação de clientes com as novas taxas estabelecidas pelo CNPS. Uma fonte da área técnica do Banco do Brasil afirmou ao blog que não é viável manter as linhas de crédito com uma taxa de 1,70%.

Atualmente, 89% do crédito consignado para aposentados do INSS é concedido por bancos privados, enquanto Caixa e Banco do Brasil atuam em 11% dos empréstimos. Ambas as instituições públicas cobram taxas acima dos 1,70% definidos como teto pelo CNPS na última segunda-feira (13).

O custo de captação de clientes é especialmente maior no interior do país, e uma norma do Banco Central proíbe que bancos ofereçam linhas de crédito deficitárias. Diante desse cenário, a suspensão do crédito consignado para aposentados do INSS por parte da Caixa e do Banco do Brasil evidencia o impacto das novas taxas de juros na oferta de empréstimos a esse público.

Por:Melquisedeque J Santos