Golpe da falsa entrega: polícia prende quadrilha que clonava cartões durante pagamento
25 de fev de 2025 - 16:28:49

Em uma ação conjunta deflagrada nesta terça-feira (25), a Polícia Civil prendeu uma quadrilha especializada no “golpe da falsa entrega” em São Paulo. O grupo se passava por entregadores para furtar dados bancários das vítimas durante o pagamento de uma suposta taxa de entrega, causando um prejuízo estimado em mais de meio milhão de reais.

A investigação teve início no dia 9 de janeiro, quando um homem foi detido na região do Parque São Lucas, zona leste da capital, tentando aplicar o golpe. Informações obtidas no celular apreendido com o suspeito levaram os policiais a descobrir toda a rede criminosa. Nesta manhã, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão e sete de prisão durante a Operação Feliz Aniversário.

Segundo o delegado titular do 42º Distrito Policial do Parque São Lucas, Alexandre Bento, cinco homens foram presos no Grajaú e em Americanópolis, na zona sul da cidade. Além disso, uma mulher foi detida em flagrante por associação criminosa. Nas residências dos suspeitos, a polícia apreendeu dois carros, três motos, R$ 2,5 mil em dinheiro, dez celulares, um notebook e oito capacetes.

De acordo com Bento, o golpe consistia em abordar as vítimas por telefone, oferecendo “serviços” ou “presentes” que exigiam a cobrança de uma suposta taxa de entrega. “Quando a vítima realizava o pagamento, a máquina copiava a senha do cartão, que era repassada a outra máquina para extrair os dados bancários”, explicou.

Ainda segundo o delegado, há indícios de que os criminosos obtinham dados pessoais das vítimas por meio de vazamentos de informações ou com a ajuda de terceiros. Pelo menos 40 pessoas foram lesadas pela quadrilha, que agora enfrenta acusações de furto qualificado e associação criminosa.

Os suspeitos foram encaminhados ao 42º DP, onde permanecem à disposição da Justiça.

 Por: Melquisedeque J Santos

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública.