A seara é grande, mas são poucos os ceifeiros: A necessidade do compromisso cristão na era contemporânea.
16 de ago de 2023 - 10:15:08

Em uma de suas memoráveis jornadas pela terra, conforme registrado no livro de Mateus, o Senhor Jesus se deparou com uma visão que o entristeceu profundamente: uma multidão de ovelhas aflitas e desamparadas, assemelhando-se a pessoas sem um guia. Esta cena levou Jesus a pronunciar uma frase que se tornaria uma chamada universal para todos os cristãos: "A seara é grande, mas são poucos os ceifeiros" (Mateus 9:38).

Essa realidade não apenas refletia os tempos antigos, mas ecoa de forma contundente em nossos dias. Em meio ao turbilhão de ocupações da vida contemporânea, muitos têm relegado o trabalho evangelizador e pastoral a segundo plano. As luzes da fama, a busca por posições de destaque e a tentação do reconhecimento, muitas vezes, obscurecem a verdadeira missão que Jesus confiou a seus seguidores.

Hoje, mais do que nunca, o mundo está sedento pela mensagem salvadora do evangelho. Milhares anseiam pelo alimento espiritual, o pão da vida que é Jesus, e pela água viva, da qual nunca mais terão sede. Entretanto, o que se observa é uma corrida desenfreada pelo enriquecimento e crescimento financeiro, que tem desviado muitos cristãos de sua principal missão.

Administrar o tempo, equilibrar obrigações profissionais, familiares e eclesiásticas não é tarefa simples. No entanto, o chamado para trabalhar na vinha do Senhor é para todos. Não é necessário ter um dom especial ou um talento específico. O que é crucial é o compromisso, a dedicação e a paixão em servir a Deus e ao próximo.

Infelizmente, a falta de compromisso de alguns membros da igreja tem criado obstáculos no grandioso projeto de Deus de resgatar almas. O tesouro verdadeiro, aquele que não se corrompe, não se encontra em contas bancárias ou em bens materiais, mas nos corações transformados pela graça divina.

Jesus, em sua infinita sabedoria, não apenas identificou o problema, mas também apresentou a solução: "Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara". A oração, juntamente com a ação, pode revolucionar a forma como vivemos nossa fé.

Em conclusão, é imperativo que a comunidade cristã reavive seu compromisso, redefina suas prioridades e reabra seu coração para o verdadeiro chamado de servir. A seara, de fato, é vasta e as ovelhas estão à espera. Que possamos, como igreja, atender a este chamado e ser os ceifeiros que o mundo tanto necessita.

Por: Melquisedeque J Santos