2. 200 mortos, Terremotos atingiram a Turquia e a Síria.
06 de fev de 2023 - 12:03:58

Um terremoto de magnitude 7,5 atingiu o sudeste da Turquia na tarde de segunda-feira, informou o Serviço Geológico dos EUA, poucas horas depois que um primeiro grande tremor, que matou mais de 2.200 pessoas em ambos os lados das fronteiras turca e síria na região. O primeiro terremoto foi seguido por dezenas de tremores secundários sentidos por centenas de quilômetros ao redor.

A agência de gerenciamento de desastres e emergências da Turquia AFAD disse que o terremoto inicial matou pelo menos 1.121 pessoas e destruiu cerca de 2.824 edifícios, segundo a agência de notícias Reuters. Funcionários do governo sírio e agências de resgate que trabalham em partes controladas por rebeldes do país devastado pela guerra disse que mais de 780 pessoas foram mortas no país.

O primeiro forte terremoto ocorreu antes do amanhecer em uma noite chuvosa e com neve. “Como os esforços de remoção de detritos continuam em muitos edifícios na zona do terremoto, não sabemos até que ponto o número de mortos e feridos aumentará”, disse o presidente turco, recep Tayyip Erdogan.

O tremor, que teve como centro a província de Kahramanmaras, no sudeste da Turquia, foi sentido até no Cairo. Ele fez os moradores de Damasco correrem para a rua e acordou as pessoas em suas camas em Beirute. Atingiu uma região que foi moldada em ambos os lados da fronteira por mais de uma década de guerra civil na Síria. A Turquia, por sua vez, abriga milhões de refugiados desse conflito.

As regiões controladas pela oposição na Síria estão lotadas com cerca de 4 milhões de pessoas deslocadas de outras partes do país pelos combates. Cerca de 18.000 pessoas morreram em terremotos igualmente poderosos que atingiram o noroeste da Turquia em 1999. O US Geological Survey mediu o terremoto de segunda-feira em 7,8. Um funcionário da agência de gerenciamento de desastres da Turquia disse que foi um novo terremoto, não um tremor secundário, embora seus efeitos não tenham sido imediatamente claros.

Por melquisedeque J Santos

Veja o video abaixo: