Registro lança Roteiro Turístico da Imigração Japonesa durante o 70º Tooro Nagashi
09 de nov de 2024 - 11:43:28

O tradicional evento Tooro Nagashi, que homenageia os antepassados com suas lanternas coloridas flutuando sobre as águas do Rio Ribeira, foi o palco para o lançamento do novo Roteiro Turístico da Imigração Japonesa em Registro. O lançamento ocorreu na noite do último sábado, 2 de novembro, em meio à celebração dos 70 anos do Tooro Nagashi, destacando a tradição e história da comunidade japonesa no Vale do Ribeira.

Desenvolvido com o apoio do Sebrae-SP, o roteiro turístico será um marco na promoção da cultura japonesa e na valorização do patrimônio histórico da região, sendo o primeiro trabalho piloto desse tipo no estado de São Paulo. A gestora do Programa de Turismo do Sebrae-SP, Aline Delmanto, ressaltou a importância do projeto para o desenvolvimento turístico regional: “O Sebrae entende o turismo como um vetor de desenvolvimento muito importante para os territórios, e esse roteiro é um trabalho piloto no estado de São Paulo. Registro abraçou a ideia imediatamente, e com muito empenho conseguimos viabilizar o lançamento durante o Tooro Nagashi”.

O roteiro, que estará disponível para comercialização a partir de março de 2025, foi desenvolvido em parceria com diversos atores da comunidade local, incluindo empresários, agências de turismo, o Conselho Municipal de Turismo, a Prefeitura de Registro, Senac, Sesc, Bunkyo e a Associação Comercial. O consultor de negócios do Sebrae-SP no Vale do Ribeira, Ricardo de Oliveira, destacou que o roteiro é um convite para que turistas conheçam o berço da imigração japonesa no Brasil. “Esse roteiro de três dias foi pensado para um final de semana, contemplando a gastronomia japonesa e regional, vivências em fazendas e fábricas de chá e de junco, além de passeios que celebram a história e o patrimônio cultural de Registro”, afirmou.

A apresentação do roteiro para agências de turismo de diversas regiões de São Paulo, Campinas, Ilha Comprida e Cananéia, além de associações nipo-brasileiras, também gerou boas expectativas. Cristina Mitie Yamamoto, consultora de viagem e proprietária de uma agência de turismo em Campinas, afirmou estar animada com o potencial do roteiro. “As sensações, os significados e a história por trás de toda a vivência atraem o turista. Registro tem muito potencial e estou curiosa para fazer o roteiro pessoalmente e trazer outros profissionais do turismo para conhecer”, comentou Cristina. Ela sugeriu, ainda, a possibilidade de agregar um minicircuito ao Tooro Nagashi, ampliando a experiência para os visitantes.

O Roteiro Turístico da Imigração Japonesa promete ser uma experiência rica em cultura, tradição e história, fortalecendo o turismo e gerando oportunidades para o desenvolvimento econômico do Vale do Ribeira. Com foco em gastronomia, cultura e tradição, o roteiro será uma oportunidade para que os visitantes possam se reconectar com a história da imigração japonesa e valorizar a herança cultural da região.

Mais informações sobre a comercialização do roteiro podem ser obtidas pelo Instagram @roteiroimigracaojaponesa.

Fonte: Assessoria de Imprensa a serviço do Sebrae-SP
Escritório Regional do Vale do Ribeira
Mônica Beatriz Bockor

 Por: Melquisedeque J Santos